Quer saber o que fazer em Osaka, além dos óbvios e mais populares pontos turísticos de Osaka: Dotonbori e Castelo de Osaka? Então os seus problemas acabaram!
Osaka, a terceira maior cidade do Japão, é uma mistura fascinante entre o moderno e o tradicional, com destaque para o imponente Castelo de Osaka. Se Kyoto representa a alma do Japão, com seus mais de 2.000 templos e santuários, Osaka simboliza o lado acolhedor do país, com um povo conhecido pela simpatia e energia contagiante.
Costumo brincar dizendo que Osaka é a Bahia do Japão, pois seu povo é animado, descontraído e realmente me faz sentir na minha querida Bahia. Não é à toa que, apesar de 80% dos meus passeios serem em Kyoto, foi aqui que escolhi morar.
A cidade também é chamada de “a cozinha do Japão”, graças às suas famosas comidas de rua. Mas Osaka vai muito além disso. O equilíbrio entre atrações históricas e ruas iluminadas por neon cria uma atmosfera única, diferente do resto do país.
Não se preocupe com o que fazer em Osaka! Para viver de verdade essa cidade vibrante, contar com um guia local que mora em Osaka faz toda a diferença. Como Guia Turístico em Osaka, posso te levar para locais que dificilmente iria sozinho, além de ajudar a entender a história, a cultura e os símbolos dessa cidade durante um tour de 6h.
Como chegar em Osaka
Osaka é muito bem conectada ao resto do Japão e ao mundo. As principais formas de chegar são:
1. Aeroporto Internacional de Kansai (KIX):
O principal aeroporto da região de Kansai, que recebe voos internacionais e domésticos. Muitos viajantes optam por esse aeroporto, seja para chegar no Japão ou embarcar de volta ao Brasil ou até mesmo para seguir para a Coreia, economizando tempo e em alguns casos, até dinheiro.
DICA DE OURO!
A prática acima elimina a necessidade de comprar um bilhete de trem bala de volta para Tóquio. Vale a pena considerar chegar por Osaka e voltar por Tóquio ou vice-versa!
O trem JR Haruka Express e o Nankai Rapi:t oferecem conexões rápidas para o centro de Osaka. O primeiro é ideal para a região de Umeda/Osaka Station, e o segundo para a região de Namba.
2. Shin-Osaka Station:
Se você estiver viajando de trem-bala (shinkansen), sua chegada será na estação Shin-Osaka, ao norte do centro da cidade, com fácil conexão ao trem e metrô.
3. Transporte em Osaka:
Ao contrário de Kyoto, Osaka tem um sistema de metrô bem estruturado, tornando a locomoção pela cidade muito mais prática e eficiente.
ATENÇÃO!
Não confunda Shin-Osaka Station com a principal estação da cidade, a Osaka Station. Elas ficam a uma estação de distância entre si de trem comum, mas o trem-bala passa apenas em Shin-Osaka.
Quanto tempo ficar em Osaka
O tempo ideal para explorar Osaka depende do seu ritmo e dos passeios bate-volta que deseja fazer. Para conhecer os principais pontos turísticos da lista “o que fazer em Osaka”, 1 ou 2 dias são suficientes.
No entanto, se quiser incluir passeios a lugares próximos, como Hiroshima, Nara e Himeji e/ou ir na Universal, considere prolongar a estadia para 3 à 6 dias.
Bate e volta
Bate e volta para Hiroshima
Osaka também é o melhor lugar para um bate e volta para Hiroshima, apesar de eu não recomendar. Geralmente os meus clientes ficam hospedados de 1 a 2 dias, chegando no final do dia para fazer um passeio tranquilo pela manhã e no mesmo dia ou no dia seguinte podem seguir com calma para o próximo destino.

Tour com Guia Brasileiro em Hiroshima para mergulhar nas histórias do inesquecível dia 6 de agosto de 1945
Lembrem-se que Hiroshima é conhecida como a cidade da Paz, então pra que fazer as coisas correndo? Aproveitem para desacelerar, sentir a energia da cidade e comer o prato típico da cidade, o Okonomiyaki – que é a famosa “panqueca” japonesa.
É cansativo fazer o tour completo do Parque Memorial da Paz de Hiroshima + Ilha de Miyajima – famoso pelo Grande Portal ou Torii, no mar – e ainda passar 3h (ida e volta) dentro do trem bala. Mas, se você está com o tempo corrido e tá pensando se vale a pena ou não.. simplesmente vá!
VANTAGENS DE FAZER UM BATE E VOLTA COM GUIA TURÍSTICO NO JAPÃO
– O guia otimiza o seu tempo, que é limitado, e te apresenta o melhor da cidade
– Como ir, o que fazer, onde comer, que horas ir.. Simplesmente relaxe e aproveite!
– Além disso qual é a graça de ir apenas para tirar fotos, sem ouvir as histórias?
Bate e volta para Himeji
Visite o majestoso Castelo de Himeji, conhecido como a “Garça Branca” por sua impressionante estrutura branca e elegante. Esse Castelo é um Patrimônio Mundial da UNESCO, preservado por séculos. Aventure-se, com o seu Guia Turístico em Himeji, por suas torres, muralhas e jardins e mergulhe na história e beleza do mais importante dos 12 castelos originais do Japão, feito de madeira.
Tempo de viagem entre Osaka e Himeji:
- Osaka Station x Himeji Station = 1 hora de trem comum
- De lá pegue facilmente um ônibus até o castelo, em um percurso de apenas 10 minutos.

Tour com Guia Brasileiro em Himeji para descobrir o mais magnífico dos castelos originais
Bate e volta para Nara
Acompanhado pelo seu Guia turístico em Nara, descubra uma cidade cheia de história e tradição, sendo a primeira capital fixa do país, estabelecida no século VIII. Conheça o impressionante Grande Buda, no templo Todai-ji, uma das maiores estátuas de bronze do mundo, abrigada em uma das maiores estruturas de madeira deste planeta!
Tempo de viagem entre Osaka e Nara:
- Osaka Station x Nara Station = 1 hora de trem comum
- De lá pegue facilmente um ônibus até o Todai-ji, em um percurso de menos de 10 minutos.

Tour com Guia Brasileiro em Nara para descobrir os encantos do maior Buda de bronze do Japão
Bate e volta para Kyoto
E se você tem pouco tempo de viagem e não quer ficar trocando de hotel, pode optar por ficar em Osaka e fazer um bate-volta para Kyoto. Eu faço esse tipo de tour com frequência, seja de trem ou até mesmo de van particular.
Tempo de viagem entre Osaka e Kyoto:
- Estação Shin Osaka x Estação Kyoto = 14 minutos de trem-bala
- Estação Osaka x Estação Kyoto = 28 minutos de trem comum
Inclusive, atendo clientes que vêm de cruzeiro – sim, há um cruzeiro que faz a rota Coreia do Sul + Japão, o Norwegian Spirit – e querem aproveitar a oportunidade para fazer um bate-volta para Kyoto!
ATENÇÃO!
Se for da Osaka Station para Kyoto Station, existem diferentes tipos de trem, como o “local”, que para em todas as estações. O “Special Rapid” leva 29 minutos, enquanto os outros podem demorar até 20 minutos a mais. Então fique ligado, pois nem sempre o trem que parte primeiro chega mais rápido.
Onde Ficar em Osaka
A escolha da hospedagem faz toda a diferença na sua experiência. As melhores áreas para se hospedar são:
- Umeda: A principal região comercial e de transporte, ideal para quem quer acesso rápido ao shinkansen e outras partes do Japão.
- Namba: O coração vibrante da cidade, com fácil acesso a Dotonbori e seus letreiros de neon, além de uma enorme oferta gastronômica e comercial.
- Shinsaibashi: Vizinho de Namba, é uma excelente opção para quem quer ficar próximo de tudo, porém, em uma área mais sofisticada.
Na região de Shinsaibashi e Namba estão a Ebisu Bashi-Suji e a Shinsaibashi-Suji Shopping Street, dois centros comerciais cobertos que se conectam, formando uma reta interminável de lojas com mais de 800 metros.
DICA DE OURO
Não recomendo ficar bem no centro de Dotonbori, que é a famosa região do “Glico Man” nas ruas próximas ao canal, onde também há algumas boates e pessoas bebendo na rua.
O que fazer em Osaka
- Dotonbori e Hozenji Temple
A região mais icônica de Osaka, repleta de letreiros de neon e onde está o famoso painel do Glico Man. Caminhar por Dotonbori é mergulhar no coração vibrante da cidade, com inúmeras opções de comida de rua.
Nas proximidades, o Hozenji Temple oferece um refúgio tranquilo em meio ao caos urbano, com sua misteriosa estátua coberta de musgo.

- Castelo de Osaka
Uma das construções mais imponentes do Japão, rodeada pelo belo Osaka Park, que por sinal é uma área ótima para corredores e oferece uma vista de 360º lá do topo. Durante a temporada das cerejeiras, o castelo fica ainda mais especial.
Com um Guia Brasileiro em Osaka, você aprenderá sobre as histórias por trás dessa construção e estratégias defensivas da fortaleza, no seu idioma nativo!
- Namba Yasaka Shrine
Esse pequeno santuário se destaca pelo seu impressionante salão em formato de cabeça de leão, uma estrutura única no Japão. Além de sua estética incomum, acredita-se que sua boca aberta engole os maus espíritos!

- Shitenno-ji
Considerado um dos primeiros templos budistas do Japão, Shitenno-ji é um local de imensa importância para a cidade e aqui você tem a oportunidade de entrar dentro de um pagode!
E nos meus Tours, também levo para conhecer um dos templos das redondezas onde apenas os japoneses frequentam, para vocês sentirem essa atmosfera local e se surpreendam com as histórias desse lugar.

- Umeda Sky Building
Um dos melhores observatórios de Osaka, com vista panorâmica da cidade. O ideal é visitá-lo ao fim da tarde para assistir ao pôr do sol e depois desfrutar da vista noturna da cidade. Outra opção semelhante é o Abeno Harukas, próximo ao Shitenno-ji.
- Shinsekai e Torre Tsutenkaku
Shinsekai é um bairro nostálgico que mantém o charme do Japão do século XX. Suas ruas são repletas de restaurantes especializados em kushikatsu (espetinhos fritos) em torno da icônica Torre Tsutenkaku.

- Sennichimae Doguyasuji
Uma rua especializada em utensílios de cozinha. Interessante para quem quer comprar ou simplesmente conhecer os bastidores da cultura gastronômica de Osaka.
- Denden Town
Um pequeno paraíso para os fãs de anime, mangá e cultura pop japonesa.
- Amemura (America Mura)
O epicentro da moda jovem e alternativa de Osaka, perfeito para quem quer explorar o lado mais moderno e descolado da cidade.
- Universal Studios Japan (USJ)
Todos vem aqui para ir no Super Nintendo World e agora na nova área do Donkey Kong, onde é necessário reservar horário nos totens ou pelo aplicativo da USJ (ambas opções disponíveis apenas após dar entrada no parque) ou adquirir um Express Pass. Para mais dicas sobre como aproveitar melhor sua visita, confira este guia completo no Blog da Apure Guria.
Por Que Fazer um Tour Guiado em Osaka

Embora alguns digam que Osaka é fácil de explorar por conta própria, um passeio guiado faz toda a diferença. A cidade oferece muito mais do que apenas os pontos turísticos mais conhecidos.
Em meu tour exclusivo, você terá a chance de vivenciar a vida dos japoneses de 2 séculos atrás, com uma imersão em uma réplica de uma vila do período Edo!
Um guia histórico torna o seu dia muito mais interessante, revelando curiosidades como o motivo pelo qual, em Osaka, as pessoas sempre param do lado direito das escadas rolantes – um detalhe que provavelmente passaria despercebido.
Quer descobrir o melhor de Osaka, não apenas com um guia, mas com um cidadão local que te leva à lugares pouco conhecidos e que nenhum outro guia mostraria?
Então entre em contato comigo e tenha uma experiência inesquecível!

Sou o Guia Japonês Baiano, apaixonado pela cultura japonesa desde a infância, quando fui criado pelos meus avós japoneses. Moro em Osaka e atuo como Consultor de Viagens e Guia de Turismo Histórico, com mais de 200 tours realizados. Vivo intensamente o Japão, estudando sua história e descobrindo novidades para compartilhar o melhor deste país com você! Curtiu? Então não perde tempo e já me segue no Instagram!
leia também
O que fazer em Kyoto – O Guia Definitivo!
Saiba de uma vez por todas o que fazer em Kyoto, além dos óbvios e mais populares pontos turísticos de Kyoto, através do olhar de um Guia Turístico Experiente.